sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Homossexualidade e Religião

Eis o assunto que nunca gostei de questionar, nunca tive argumentos suficientes pra debater com alguém que tem profundo conhecimento na Bíblia. Mas... Acho inevitável, por mais que eu seja ignorante quando se trata da bíblia. Uma coisa é fato, a bíblia pode ser traduzida e interpretada de várias formas.

Minha Vida Religiosa

Bom, vou falar um pouco de minha vida religiosa.
Minha primeira educação foi numa escola Evangélica. No inicio de minha alfabetização fui educado por evangélicos conservadores. Apesar de estudar numa escola evangélica, minha família sempre foi Católica. Aos meus sete anos aproximadamente, fui balizado numa Igreja Católica, depois disso fiz primeira comunhão, catequese e tudo que se fazia necessário. Sempre fui assíduo nas missas com minha família. Isso até eu terminar a catequese, com o tempo fui ficando menos interessado na igreja. Mas sempre respeitei a religião.
Bom, aos meus 20 anos, já não era tão assíduo na igreja. 20 anos é o que a pessoas chama de flor da idade, uma idade de muitos namoros, farras e etc.
Não pra mim...
Meus 20 anos foi uma idade normal como qualquer outra, nunca fui namorador, nessa idade nunca tive uma namorada. Enfim... Nessa idade nunca amei e nunca me apaixonei por ninguém.

Contato com a Igreja Evangélica

Sempre respeitei todas as religiões... Certo dia fui convidado a conhecer uma igreja Evangélica, Sara Nossa Terra, resolvi conhecer. Quando cheguei lá fiquei deslumbrado com a grandiosidade da igreja, estava passando uma música linda que ouço até hoje (Grandes Coisas - Fernandinho), a letra, a música é simplesmente linda. Além de tudo tive uma recepção maravilhosa, lá fiz muitos amigos.

Bom, nesse mesmo dia, assisti ao culto e fui convidado a um evento que eles chamam de Revisão de Vida. Eu resolvi ir, foram três dias de muita oração, acordávamos de manha e ficávamos até a tarde tendo orações e palavras dos lideres da igreja. Era bem legal, mas muito cansativo. Rsrsrsrs

Revisão de Vida

Bom, disseram pra mim que eu voltaria renovado dessa revisão de vida, o pastor até falou que se um de nós saíssemos de lá sem ser tocado pelas palavras, ele queimaria a bíblia e entregaria a alma ao diabo. Bom, as palavras dele não me tocou, mas me deixou assustado, nessa revisão eles falaram muito sobre a homossexualidade, lá pude perceber o quanto eram preconceituosos com relação ao que eles chama de Opção Sexual (Que pra mim não é opção sexual, porque nenhum homossexual escolher ser homossexual). Eles afirmavam que a homossexualidade é uma aberração aos olhos de Deus, que é uma vergonha à sociedade. Disse também que devemos ser fortes e não deixar que o Diabo nos faça cair em tentação.
Passado os três dias de Revisão de Vida, continuei a freqüentar a igreja, a essa altura eu já me sentia a pior pessoa da terra, me sentia uma pessoa suja, eu tentava evitar pensamentos, tentava evitar os desejos que sentia por pessoas do mesmo sexo que eu, enfim, eu não me sentia bem, apesar de nunca ter me envolvido com outro homem, eu me sentia sujo.
Um dos lideres da igreja afirmou que os gays podem ser tornar ex-gays, e constituir uma família. Mas eu, apesar de nunca ter me envolvido com um homem na época, já sabia que o que eu sentia não iria simplesmente sumir.
Depois de alguns meses de igreja eu viajei, fiquei oito dias longe da igreja e da família, aproveitei muito bem o tempo e a solidão pra refletir. Quando cheguei de viagem, decidi que não iria mais a igreja.

Meu ponto de Vista sobre a Religião Evangélica

Tenho profundo respeito por qualquer religião, não sou digno de ficar julgando ou criticando uma religião que não conheço. Todas as religiões pregam a mesma coisa, só  que de formas diferentes. Todas pregam o amor, o companheirismo, o respeito. Enfim, pregam coisas boas à sociedade.
Mas o pouco que conheci da igreja evangélica fez com que me afastasse dela, por exemplo, lá eles tocam muito no assunto de dinheiro e de progresso na vida financeira. Por exemplo: Nos meses em que estive na igreja Sara Nossa Terra, sempre havia relatos dos freqüentadores da igreja, todos os relatos foram sobre dinheiro, tinha também o dizimo, que podia ser pago em dinheiro ou cartão de crédito.
No tempo em que estive lá, o pastor mandou uma missão pra gente, a missão era cada grupo (a igreja é dividida em grupos, lá  existem aproximadamente uns 10 grupos, cada grupo tinham um número X de componentes) arrecadar  R$ 1.000 (Mil Reais) pra igreja. Eu achei estranho, mas tudo bem, os freqüentadores não.
Outra coisa que também não gostava. Da mente pequena de muitos ali. Lá muitos vivem como se estivessem com um cabresto, não questiona. O que o pastor falou tá falado.
Bom, claro que não vou generalizar, mas as maioria dos que conheci lá, eram assim.

Com isso chego a seguinte conclusão, as igrejas (Seja ela Evangélica ou Católica) estão virando comércios. É óbvio que deve existir o dizimo pra manter a igreja funcionando, mas não precisa enfatizar tanto a questão do dinheiro. Não precisa alguém definir o quanto alguém deve pagar de dizimo, o dizimo deve ser de coração.

Trechos da bíblia que geram Dúvidas

Há muitos que afirmam que a bíblia foi traduzida de forma errada em alguns trechos, há também religiões que interpretam certos trechos de uma forma e religiões que interpretam de outra forma. E há também partes da bíblia que calam a boca de certos religiosos, são trechos que nem mesmo eles sabem questionar. Quando freqüentava a igreja, questionei por muitas vezes algumas partes da bíblia que não concordava, m
eus questionamentos sempre foram respondidos com respostas sem nexo ou que me geravam mais dúvidas ainda.

Vou colocar aqui uns trechos que geram muita discussão:

"Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; 17 Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o SENHOR, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.” [Ruth e Noemi (Rute 1:16-17 e 2:10-11]

"a alma de Jónatas se ligou com a alma de David; e Jónatas o amou, como à sua própria alma"[I Samuel 18:1]
"E Saul naquele dia o tomou, e não lhe permitiu que voltasse para casa de seu pai. 3 E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma. 4 E Jônatas se despojou da capa que trazia sobre si, e a deu a Davi, como também as suas vestes, até a sua espada, e o seu arco, e o seu cinto." [ISamuel 18:1]
(…)
"E, indo-se o moço,  levantou-se Davi do lado do sul, e lançou-se sobre o seu rosto em terra, e inclinou-se três vezes; e beijaram-se um ao outro, e choraram juntos, mas Davi chorou muito mais." [I Samuel 20:41]
(…)
"Angustiado estou por ti, meu irmão Jônatas; quão amabilíssimo me eras! Mais maravilhoso me era o teu amor do que o amor das mulheres.” [II Samuel 1:26]



Meu objetivo não é falar que a bíblia é errada, quem sou eu pra falar isso. Sou apenas um blogueiro que tem suas opiniões próprias. Pra mim, existem muitos trechos da bíblia que entra em contradição, há também muitos trechos que são difíceis de interpretar. Por isso, pros preconceituosos que são cabeças dura. Esse que são extremamente homofóbicos só porque a bíblia diz que o homossexual é uma abominação. Façam o seguinte, leiam mais a bíblia, veja que a bíblia diz que devemos amar ao próximo como a si mesmo, isso independe de cor, religião ou sexualidade.

Gostaria de convida-los a assistir esse vídeo:

4 comentários:

Brasil.Luizfs (Lu) disse...

Adorei o post. Também fui de uma denominação evangélica e passei por uns infortúnios durante minha estada lá. Desde preconceito de alguns membros [e líderes] até os questionamentos que eu fazia e ninguém sabia me responder ao certo. Sempre vinham com as respostas prontas que eu já havia ouvido da boca de pessoas mais "experientes espiritualmente". A questão da vida financeira também me incomodou muito. O fato de eu me assumir também chocou muita gente [mas na época também me via como sujo, e quis a ajuda de algumas pessoas para me "purificar"]. No fim das contas vi que aquilo não era pra mim. Não consigo seguir os pensamentos de outras pessoas sem questionar criticamente e reavaliar se tudo o que é dito serve mesmo para mim, ou pra sociedade em geral... Percebi que algumas que sabem pensar não são bem vistas dentro dessas denominações. Por fim eu disse a mim mesmo: então tá, eles dizem o que querem, e eu passo a não dar mais ouvidos ao que não me faz crescer... Tchau!

OBS: o vídeo foi o melhor de tudo!

Willy disse...

Olá “Ser ou não Ser”. É uma honra estar no seu blog e gostaria de compartilhar uma reflexão com vc de uma passagem bíblica muito conhecida: a mulher adúltera que foi apresentada a Jesus.
Estou colando o texto bíblico e na sequência a reflexão.

Jesus, porém, foi para o Monte das Oliveiras.
E pela manhã cedo tornou para o templo, e todo o povo vinha ter com ele, e, assentando-se, os ensinava.
E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério;
E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando.
E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?
Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra.
E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.
E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra.
Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio.
E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?
E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais. (João 8.1-11)


REFLEXÃO

Essa passagem é bastante conhecida e já explorada inúmeras vezes no sentido de mostrar o amor incondicional de Jesus. Que Jesus ama a todos, independente do pecado, está muito claro, mas gostaria de abordar o texto por um ângulo.

Em outra passagem da Bíblia, Paulo exorta aos cristãos que se tornem verdadeiros “imitadores de Cristo” em atitude, amor ao próximo, fé em Deus, etc (Efésios 5.1-2).

Decidi fazer o máximo para tentar chegar perto de um “imitador de Cristo”, e esse texto me mostrou uma coisa interessante que reflete muito bem o relacionamento de Jesus conosco, humanos pecadores.

Jesus sabia exatamente qual havia sido o pecado daquela mulher, mas se observarmos a reação de Jesus no último versículo, ao despedir a pecadora, encontraremos algo muito interessante.

Jesus sabe que ela era uma pecadora, mas em nenhum momento a condenou. Ele não gritou “ADÙLTERA PECADORA!!!!!!” Ou então “VC VAI QUEIMAR NO INFERNO!!!!!!”. Ele simplesmente, daquela forma encantadora e amorosa que só Jesus tinha falou que ela estava perdoada e deveria ir embora. Aparentemente Jesus não estava muito interessado em mostrar àquela mulher, a sua condição de pecadora.

PORÉMMMMMM (com letras maiúsculas mesmo, hehehe), observe também que Jesus não fala coisas do tipo:”eu entendo que você continue pecando, pois isso está acima de suas forças”, ou então “vá, mas se você pecar novamente, paciência..... os impulsos são incontroláveis mesmo”. Pelo contrário, Jesus dá uma ordem, de uma forma tão amorosa, que nem parece uma ordem: “não peques mais”.

Agora, se você ama Jesus, troque o pecado “adultério” pelo seu pecado, seja ele qual for (pois não existe pecadinho, pecado e pecadão) e o conselho de Jesus continuará valendo.

Entende que a questão do homossexualismo não é um problema da igreja A ou B ser contra? Imagine que você tivesse a oportunidade de encontrar Jesus frente a frente, e de forma muito honesta, talvez um pouco triste de se achar discriminado pela sociedade, você falasse para Ele: “Jesus, eu te amo, mas o mundo me condena, porque sou homessexual.”

Eu creio que Jesus diria: “eu não te condeno; vai-te, e não peques mais”.

Será que por amor a Ele, não vale a pena tentar uma mudança

Fábio disse...

Vocês não entendem.
Preferem se perder em meio as ideologias, ou filosofias...
preferem ficar atados as suas dúvidas teológicas ao invés de se renderem ao amor da quele que tem amor maior do que todos nós.
Cada gota do sangue de Jesus é preciosa. O amor dele supera todos os questionamentos.
Li um livro que diz: Deus me ama do jeito que eu sou, mas se recusa a me deixar do jeito que eu estou (Max Lucado - simplismente como Jesus).
É isso que ele tem para você, ou vocês! O Plano vai além do que a igreja muitas vezes tem distorcido e eu concordo.

Mas lembrem-se: vai além das estruturas!

Pensem nisso.

Ser ou Não Ser? disse...

Olá amigo Fábio, não é uma questão de estarmos presos ầ nossas ideologias.
É fácil vocês chegarem as suas próprias conclusões com relação a homossexualidade. Mas, não é tão simples assim.

Achei muito interessante a frase que postou:
"Deus me ama do jeito que eu sou, mas se recusa a me deixar do jeito que eu estou"

E eu acho o mesmo, ele realmente nos ama como nós somos, mas... Se somos assim, não foi porque queremos, mas sim porque Deus teve algum ideal nisso, algum propósito.

Hoje continuo sendo uma pessoa religiosa, tenho muito respeito e acredito e rezo e oro pra que Deus faça o melhor de mim, sempre.

Não creio que eu seja um monstro por amar outra pessoa.

Enfim
Acredito que Deus tem um propósito na minha vida, assim como ele tem pra sua vida.
Somente ele poderá me julgar e até mesmo mudar minha cabeça, meus sentimentos.

É isso amigo, gostaria que refletisse também.

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br