segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Vencendo a Timidez

Cada ser humano tem um pouco de timidez dentro de si, alguns são muito tímidos a ponto de ter dificuldades na sua vida social e profissional.

Eu por exemplo ainda passo por isso, a timidez. Maldita timidez, se bem que nos dias de hoje já não me incomoda tanto assim. Sempre sofri com a timidez, eu era tão tímido que se quer conseguia falar com minha professora ou pedir alguma ajuda. Minha voz tremia a ponto de eu nem conseguir falar, meu coração disparava, eu suava. Aff... Que horror.

Eu não fazia amigos por ser tímido ou era tímido por não ter amigos? Boa pergunta, acho que não conseguia me relacionar justamente por ser tímido. Já li muitos documentos que davam dicas de como vencer a timidez, mas nenhum foi muito eficaz. Rsrsrsrs
Mas algumas coisas têm tudo a ver com a pessoa tímida. Pelo menos comigo é assim. Por exemplo: O tímido sofre em silêncio, ele não consegue se expor, expor seus sentimentos. A palavra NÃO, não existe no vocabulário do tímido, na esperança de agradar alguém o tímido tende sempre em estar disposto, sempre em ser o legalzinho. Normalmente são fechados e incompreensíveis. Claro que nem todos são assim, mas grande parte, eu era assim. Ainda sou, costumo ser teimoso, costumo ser legalzinho, sempre tento agradar o próximo. Blablablablabla.
Acho que existem várias maneiras de uma criança se tornar tímida, pra mim a principal vem da educação dos pais, fora isso, acredito que algum trauma.

Namoro

Minha maior dificuldade durante minha adolescência foi esse negócio de pegar as gatinhas nas festas. Kkkkkkk
Nunca tive essa habilidade, e acho que nunca vou ter, acredito que o fato de eu ter ficado com poucas meninas foi justamente por causa do medo de receber um não ou simplesmente ser ignorado. Eu tenho pavor disso. As poucas mulheres que fiquei foram porque elas tomaram atitudes.
Já passaram na minha vida algumas meninas que me fizeram delirar, sonhar, enfim. Apaixonar-me. Mas nenhumas delas eu tive a coragem de declarar meu amor. Kkk
A timidez não deixou. As vezes penso que eu poderia não ser homossexual se eu tivesse tomado uma atitude quando mais novo. Será??? Será se quando mais novo, se eu tivesse tomado a atitude eu teria me tornado um heterossexual? Boa pergunta. Mas acho que não. Poderia até namorar alguma menina, mas os desejos homossexuais mais cedo ou mais tarde falariam mais alto.
Pro tímido o maior desafio é o namoro. É muito... mas muito difícil conseguir encontrar alguém que se encante por você, você pode até encontrar, mas terá que deixar a sua atitude falar mais alto pra chegar e se declarar à pessoa que lhe atrai.
Além do namoro o outro problema é no mercado de trabalho. nossa! a entrevista de emprego é sempre um desafio. Pra mim era tão difícil que eu tremia, tentava me controlar, mas não conseguia. Nem sei como consegui passar na entrevista pro meu primeiro emprego. Foi cômico, minha voz mudou de tanto que tremi, pra piorar, fui entrevistado por uma psicóloga. Mas graças a Deus ela me aprovou, acho que teve pena de mim.

Vencendo a timidez

Acho que o que mais me ajudou a amenizar a timidez foi o meu primeiro emprego, eu lidava direto com o público. Às vezes eu tinha que falar em voz alta. No inicio foi muito difícil, mas com o tempo as coisas foram ficando normais.
Agora o que realmente eliminou minha timidez em aproximadamente 70% foi a dança de salão, já me disseram que teatro também ajuda, mas eu preferi fazer dança de salão. Pensa num menino que odiava forró, era eu. Rsrsrsrs
Mas quando iniciei numa academia de dança de salão, eu comecei praticando o Forró, nossa... Que coisa gostosa, eu tinha que praticar com mulheres diferentes, com o tempo isso foi ficando tão natural, que começava a me entrosar nos grupinhos. Já fazia piadas, e o melhor de tudo... Me tornei um “Pé de valsa” e ainda por cima passei a admirar o forró, passei a admirar a magia que a música dançante tem.
Depois do forró eu fui fazer tango na Federação de Dança de Salão de Brasília, lá aprendi tango, bolero, salsa e ainda por cima comecei a fazer apresentações em shoppings, universidades e restaurante. Foi uma época muito gostosa na minha vida. Nunca me imaginei dançando com uma mulher, num lugar estranho e com várias pessoas me olhando, mas eu consegui e adorei. Depois disso, cheguei a dar aula de tango numa escola próxima da minha casa. Lá tive uma espécie de namoro com uma de minhas alunas. Não foi namoro porque não oficializamos, mas foram momentos bem gostosos com ela.
Então essa é minha dica, a dica de uma pessoa que já sofreu na pele a timidez. Se você quer ser menos tímido, faça algo que lhe aproxime de muitas pessoas, algo que o torne mais sociável. A dança de salão mudou a minha vida. Rsrsrsrs
Uma pena que hoje não pratico mais. Mas em compensação já não me considero tão tímido quanto antes.
Vou dar outras dicas que li por ai:

1º Não se sinta excluído - Gente, essa dica é ridícula, mas vale a pena postar, eu digo que é ridícula porque até hoje em várias circunstancias eu me sinto excluído. Principalmente quando sinto que estou sendo chato, ou quando tento falar com alguém que não me da atenção. Mas pelo menos eu sei levar numa boa.
2º Não fuja de uma situação - Evite fugir de situações que lhe cause pânico. Não é tão fácil. Mas vá praticando, com o tempo verá que as coisas se tornarão naturais.
3º Acredite em você - Não deixe que sua neura faça com que pense que os outros não ligam pra suas qualidades ou seus pensamentos.
4º Aprenda a usar a palavra NÃO - Essa é a melhor parte de todas, depois que aprendi a dizer não tudo ficou mais fácil. Se não puder fazer algo por alguém ou se simplesmente você não tiver vontade, diga não. É tão legal dizer não. Ainda mais pra essas pessoas que gostam de se aproveitar do tímido.

É isso gente. Se quiserem mais dicas, procure no GOOGLE. Rsrsrsrs
Se quiser um resultado mais rápido, faça dança de salão.
Se isso não ajudar, procure um psicólogo, sei lá, procure um profissional.
Se nada disso adiantar. Se mata. Kkkkk Brincadeirinha
Não tem nada melhor do que curtir a vida. Mas de forma saudável é claro.

Ahhhh Quando se tornarem pegadores, não esqueçam de usar camisinha.

Beijos.

3 comentários:

Guilherme disse...

Gostei
já completei a 1° etapa
arrumeie um ótimo emprego onde todo mundo zoa :)

Ser ou Não Ser? disse...

Rsrsrs.
Que ótimo Guilherme.
É isso ai. Agora o negócio é entrar na zuação também. Com o tempo você vai ver como isso vai fazer bem pro seu ego.
A timidez vai ficando de lado.

Sucesso!

Anônimo disse...

oii gostei ! xD

Tânia ^^

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br